Publicamos abaixo o relato do nosso camarada e irmão Irineu, da linha sunita, acerca de sua busca espiritual. Como é dito no texto, trata-se de um processo pessoal e íntimo, variando de indivíduo a indivíduo- e, por isso mesmo, não é possível a ninguém se arvorar em "dono da verdade" ou detentor "exclusivo" da razão.
Espiritualidade e Religião, uma experiência pessoal
al-Hajj Irineu "Yahia" Dourado
Querem saber quando eu realmente comecei a conceber a possibilidade de acreditar na existência de um Poder Superior ou de um Deus Amantíssimo, Generoso, Clemente e Misericordioso?
Foi na pior fase do meu alcoolismo e de descrença total quando escolhi acreditar num grupo de pessoas que sofriam da mesma doença que a minha e que estavam conseguindo se manter longe do álcool e tentando mudar e reconstruir as suas próprias vidas.
Portanto não foi em uma Igreja, Templo, Terreiro, Tenda, Mesquita etc...
Assim, foi conhecendo um Programa Espiritual e não Religioso na companhia de pessoas das mais diferentes crenças ou não que cheguei até Deus. Experiência esta que foi semeando em mim a compreensão e depois a certeza que a religião* diz respeito ao foro íntimo de cada um. Portanto não deve haver imposição alguma a ninguém a esse respeito.
E por fim, não faço proselitismo e nem julgo nenhuma tradição religiosa pela minha.
Allah sabe e melhor!
(* Entendo religião como uma forma que cada um tem de expressar a sua fé ou espiritualidade levando-se em conta diversos fatores objetivos e subjetivos).