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sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O respeito à diferença no Corão


O texto a seguir trata da diversidade existente na natureza, cuja constatação -presente no texto corânico- nos leva necessariamente ao cuidado com o meio ambiente e ao respeito ao próximo (contra todos os racismos ou pretensões de superioridade sobre os demais), com foco, em especial, na igualdade entre homem e mulher.

O respeito à diferença no Corão

Ahmad Jalil

Uma criação diversificada

Al-Lah (O Uno) criou o universo (do latim universus, tudo que existe) e o fez diversificado já desde a unidade: "Kun fayakūn!" ("Seja!, e é") [nota do blog: a expressão aparece por exemplo em 2:117, trad. Hayek: "(...) quando decreta algo, basta-Lhe dizer: "Seja!" e ele é"]. Essa diversidade contribui para a beleza e harmonia do cosmos (do grego cosmo-ous, ordem). As diversas criaturas, sejam animais ou plantas, com sua vida e morte trazem equilíbrio para os ecossistemas. Os quatro elementos, opostos em sua natureza (terra, ar, água e fogo) formam a "unidade diversificada" da qual o ser humano é colocado como Califa, representante, responsável por toda essa bela diversidade. Al-Lah fez deste mundo o lar de todas as criaturas e, dentre elas, o ser humano, chamado a ser um Califa justo e amoroso para com todos os demais seres, do mais minúsculo ao maior de todos. Essa diversidade é admirável e comovente. É o sinal mais evidente de Al-Lah e o livro cuja leitura (observação) está repleta de mensagens para aqueles capazes de compreender. Diante dela o ser humano observa, reflete, se maravilha e se rende:

(Bendito aquele) Que criou sete céus sobrepostos; tu não acharás imperfeição alguma na criação do Clemente! Volta, pois, a olhar! Vês, acaso, alguma fenda? (67:3, trad. Hayek)

Não, não poderemos encontrar nenhuma fenda ou imperfeição, e mesmo que forçarmos a vista buscando isso

o teu olhar voltará a ti, confuso e fatigado. (67:4)

Tudo é perfeitamente encaixado, e essa formosa diversidade na natureza também se verifica na comunidade dos seres humanos, habitantes deste belo planeta tornado diverso porque Al-Lah é Ar-Rahman (O Misericordiosíssimo).

Este, Ar-Rahman, é um dos três belos nomes que repetimos constantemente no bismillah de nossos salats e quando recitamos o Nobre Corão, ou quando iniciamos nossas atividades. Desse atributo, "Misericordiosíssimo", deriva a Vontade criadora e se mostra sua magnificência na diversidade dos mundos, conforme está expresso de forma comovedora na sura 55, intitulada exatamente "Ar-Rahman":

(O Clemente) Aplainou a terra para as (Suas) criaturas,/ Na qual há toda a espécie de frutos, e tamareiras com cachos,/ E as graníferas, com a sua palha, e as odoríferas. (55:10-12)

Tudo é uma diversidade maravilhosa; e também é assim na comunidade dos seres humanos.

O respeito à diferença entre os seres humanos

Essa festa de diversidade, essa sinfonia cósmica em que cada instrumento, por menor que seja, executa sua melodia que se integra ao conjunto da obra, não estaria completa se não dissesse respeito também à mais bela e perfeita das criaturas: o ser humano.

Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Allah, é o mais temente. Sabei que Allah é Sapientíssimo e está bem inteirado. (49:13)

A Humanidade foi criada de um único ser (nafs wahidatin) e então tornada no casal macho-fêmea, ambos diferentes em seu corpo (compleição, sexualidade, força física etc.) e ainda assim maravilhosamente complementares; o homem não pode estar sem a mulher (nem a mulher sem o homem), e são muito belas as metáforas que Al-Lah emprega no Nobre Corão para ilustrar essa complementariedade, não apenas sexual e reprodutora mas sobretudo amorosa e afetiva (algo que infelizmente as sociedade islâmicas esqueceram, por centrarem-se exclusivamente na relação sexual-reprodutora):

Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos. (30:21)

Amor e ternura que transcendem o âmbito afetivo e sexual do casal para abranger as relações entre os diversos povos, raças e tribos:

E entre os Seus sinais está a criação dos céus e da terra, as variedades dos vossos idiomas e das vossas cores. Em verdade, nisto há sinais para os que refletem. (30:22)

Versículo muito eloquente por si mesmo, não havendo necessidade de explicação. Mas não queria terminar sem parafrasear o bispo dos pobres, Pedro Casaldáliga, que disse:

"A solidariedade é a ternura dos povos".

Tomo a liberdade de concluir dizendo:

"O Nobre Corão é a ternura e o direito de todo ser humano, de todos os povos".

À guisa de conclusão

Os versículos que mostramos nos ensinam:

- A consciência ecológica. Pois somos chamados a usar nossa capacidade racional como um bem para a Criação, utilizando seus dons em nosso benefício sem abusar dela, respeitando e mantendo sua biodiversidade.

- A relação igualitária entre o homem e a mulher. Ambos procedem de um só ser; não há humanidade sem essa dualidade. É um recado tanto para as ideologias patriarcais e machistas, como para sua versão oposta, a dos feminismos radicais. Al-Lah prescreveu a nós, homens e mulheres, a solidariedade, o respeito, o amor e a proteção mútua conforme nossas capacidades, e não a guerra de sexos ou a opressão de uns sobre outros.

- A solidariedade e comunicação entre as diversas raças e povos. Al-Lah nos prescreve o conhecimento mútuo. Uma relação feliz, em plano de igualdade, pois todos somos filhos de Adão (as) e Eva. É uma advertência clara para aqueles que pregam ideologias de "raças superiores", "povos eleitos" e "colonialismos redentores", que tanto mal têm feito à Humanidade. A nobreza do ser humano está em sua consciência de Al-Lah, e não em sua raça, país de procedência ou religião- sim, pois é preciso dizer que muitas vezes a religião não implica na consciência de Al-Lah (Deus, Transcendente ou o nome que seja dado). A consciência de Al-Lah implica no amor e respeito por todos os seres humanos, seja qual for sua raça, procedência, cultura, religião e filosofia. A sunna [tradição] do Profeta (saws) está repleta desses exemplos. Aceitemos, pois, esse comando de Al-Lah e comuniquemos sua paz a todas as criaturas.

Al-Lah sabe mais.


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