Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O poeta e os anjos


O trecho abaixo é um fragmento do poema "Uivo" (Howl), de Allen Ginsberg (1926-1997), poeta da Geração Beat. Em meio a seus versos de teor subversivo e irreverente (a publicação do poema rendeu um processo judicial por obscenidade em 1957), há a referência a uma experiência transcendental vivida por outro poeta beat, Philip Lamantia, que teria visto "anjos maometanos" (Mohammedan angels) durante um transe.

No Corão, os anjos, ao lado dos homens e djinns, são os seres inteligentes da Criação. A crença neles -presente em toda tradição abraâmica- é tão relevante que o texto indica, dentre vários versículos, que "a verdadeira virtude é a de quem crê em Allah, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas (...)" (2:177).

Vai a seguir o trecho de Ginsberg, com a nota explicativa do tradutor do poema, Claudio Willer. A imagem que ilustra o post, extraída aqui, data do Califado Abássida (750-1258), e retrata provavelmente o anjo Israfil (Israfel), o tocador de trombeta.

Uivo (fragmento)

Allen Ginsberg

Eu vi os expoentes da minha geração destruídos pela
loucura, morrendo de forme, histéricos, nus,

(...)

que pobres, esfarrapados e olheiras fundas, viajaram
fumando sentados na sobrenatural escuridão dos
miseráveis apartamentos sem água quente, flutuando
sobre os tetos das cidades contemplando jazz,

que desnudaram seus cerébros ao céu sob o Elevado e
viram anjos maometanos* cambaleando iluminados
nos telhados das casas de cômodos,

(...)
________

Nota da tradução: anjos maometanos* - Philip Lamantia, enquanto lia o Corão, sentiu-se transportado, flutuando no infinito, em êxtase, e viu uma enorme face barbada que lhe disse que poderia retornar àquela dimensão após completar sua tarefa; o episódio, relatado por Kerouac a Ginsberg, foi detalhado em uma carta de Lamantia, de 1986, transcrita na edição comentada de Howl.

(Fonte: GINSBERG, Allen. "Uivo, Kaddish e outros poemas". trad. Claudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 2016.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...