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sábado, 12 de dezembro de 2015

Abu Dhar al-Ghifari, o primeiro socialista


Reproduzimos abaixo, vertido por nós para o português, um trecho da introdução de And Once Again Abu-Dhar, do pensador iraniano Ali Shariati. O personagem é Abu Dhar al-Ghifari, um dos companheiros (Sahabah) do Profeta, e cujas lutas por justiça social e denúncia das desigualdades o tornaram conhecido como o "primeiro socialista islâmico" (wiki).

No trecho que trazemos aqui, é falado do embate entre Abu Dhar e Uthman (Otman, Osman), o terceiro dos califas Rashidun (bem-guiados), numa época em que as instituições originais do Islã já estavam se degenerando e caminhando para se tornar uma monarquia absolutista e elitista. De um ponto de vista teórico, consideramos impróprio falar em "capitalismo" como vem no texto, pois tal modo de produção só aparecerá séculos após; todavia, o termo é adequado para o intuito de expressar a opressão do rico sobre o pobre.

Abu Bakr, para tirar seu ganha-pão, ordenhava as cabras de uma mulher judia, e agora o colar da esposa de Uthman, califa do Profeta, valia um terço dos impostos da África! Omar, por causa de um cavalo, levou ao tribunal um garoto que usou mal a posição de seu pai, e o pai (que era um de seus principais comandantes), porque tentaram tomar um cavalo à força; ao passo que Uthman fez de Marwan Hakam (isto é, alguém que foi exilado pelo próprio Profeta), seu consultor e deu a ele o distrito de Khaybar e os impostos do norte da África!

Abu Dhar observava essas cenas vergonhosas e, como não podia mais suportá-las, como não podia mais se manter em silêncio, se rebelou, uma rebelião fascinante e vigorosa; um levante em todas as terras islâmicas contra Uthman; um levante cujas ondas de entusiasmo podem ainda ser sentidas nas sociedades dos dias de hoje. Abu Dhar tentava desenvolver a unidade econômica e política do Islã e o regime de Uthman, ao contrário, estava revivendo a aristocracia. Abu Dhar acreditava que o Islã era o refúgio dos desamparados, dos oprimidos e dos humilhados, e Uthman, ferramenta do capitalismo, era o bastião da preservação dos interesses dos usurários, dos ricos e dos aristocratas.

O conflito entre Abu Dhar e Uthman teve início, e Abu Dhar, ao final, perdeu a vida nessa trilha. Abu Dhar gritaria, "esta capital, riqueza, ouro e prata que vocês acumularam devem ser igualmente repartidos entre todos os muçulmanos. No sistema ético e econômico do Islã, todos devem compartilhar em benefício dos demais, em todas as bençãos da vida". Mas Uthman enxergava o Islã apenas como cerimônias, demonstrações externas e fingimentos de piedade e santidade. E não acreditava que a religião devesse interferir na pobreza da maioria e na opulência da minoria. Abu Dhar, que começou a luta pelo desenvolvimento da igualdade islâmica, não estaria em paz nem deixaria o inimigo estar...

Um comentário:

  1. Assalamu alaikum ! Pois é, o Califado de Uthaman(ra) é uma pedra incomoda no sapato do ramo sunita no Islam. Porém eu percebo que dentro da nossa comunidade (sunita) é ainda um verdadeiro tabu dizer que ele usou do poder para privilegiar os seus parentes, já que ele é considerado um dos 4 califas probos ! Preferem assim dar outras versões. Mas seja o que for, acredito que a verdade dia menos dia aparecerá ! Forte abraço !

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