Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2016

A relatividade do tempo no Corão


O texto abaixo aborda um tema caro à física moderna: a relatividade e suas implicações no tempo, e como a ideia já aparece, séculos antes dos atuais avanços científicos, no texto corânico. Os trechos do Livro reproduzidos no texto são da tradução do professor Samir el-Hayek. A imagem que escolhemos para ilustrar o post foi extraída aqui.

Milagres do Corão: a relatividade do tempo

Atualmente a relatividade do tempo é um fato científico comprovado. Foi descoberta pela teoria da relatividade de Einstein nos primeiros anos do século XX. Até esse momento as pessoas não tinham conhecimento de que o tempo era um conceito relativo, e que poderia mudar conforme as condições em volta. Einstein, esse famoso cientista, demonstrou publicamente com a teoria da relatividade que o tempo depende da massa e da velocidade. Na história da Humanidade nada havia anteriormente expressado esse fato com clareza. Com uma exceção: o Corão trazia informações sobre o caráter relativo do tempo. Alguns versículos sobre o tema afirmam:

(...) porque um dia, para o teu Senhor, é como mil anos, dos que contais. [22:47]

Ele rege todos os assuntos, desde o céu até à terra; logo (tudo) ascenderá a Ele, em um dia cuja duração será de mil anos, do vosso cômputo. [32:05]

Até Ele ascenderão os anjos com o Espírito (o anjo Gabriel), em um dia cuja duração será de cinquenta mil anos. [70:04]

Em alguns versículos é indicado que as pessoas percebem o tempo de maneira diferente, e que algumas vezes podem sentir como sendo um período de grande duração o que é apenas um curto lapso de tempo. A seguinte conversa durante o julgamento no Além é um bom exemplo disso:

Dirá: Quantos anos haveis permanecido na terra? Responderão: Permanecemos um dia ou uma parte de um dia. Interrogai, pois, os encarregados dos cômputos. Dirá: Não permanecestes senão muito pouco; se vós soubésseis! [23: 112-114]

O fato da relatividade do tempo estar tão claramente enunciada no Corão, que começou a ser revelado em 610 d.C., é outra evidência de que se trata de um Livro sagrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...